quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Faculdade

É meus caros, está na hora de dar adeus as imaturidades, bobeiras, brincadeiras, facilidades e mamatas do ensino médio e dar um "olá" para o monstro do vestibular e para a maturidade esperada de um universitário!
Mas ok, e aí? Já decidiu o que fazer? Vai seguir seus "sonhos" ou seguir o que a razão lhe obriga? Tenso, eu sei. É uma indecisão, afinal é sua vida, seu futuro! E quando você pensa (ou tem certeza, como meu caso) que vai sair de casa e se depara com um "eu estou preparado?". É meus amigos, complicado.
Mas a verdade é que vale a pena. O curso universitário não é tudo, mas é 50% do resto da sua vida intelecto profissional. Minha mais preciosa dica é: não siga seu sonho. Sim, pode parecer grosseiro, mas essa é a realidade. Siga o que lhe é rentável hoje e/ou no futuro. Eu novamente como exemplo, se for fazer o que é minha vontade estaria em aulas de costura para fazer "design de moda", mas é algo claramente não rentável no Brasil. Portanto estou partindo para "Gestão de Políticas Públicas" e "História" o que eu passar, eu vou. São cursos com campo pequeno, mas rentáveis, práticos e necessários. É como medicina, direito, enfermagem, engenharia e tudo mais. São cursos que sempre será necessário profissionais na área.
Dicas que eu dou também é:
1- Invista em áreas ambientais
2- Olhe sempre a relação candidato/vaga mas não apenas da faculdade que você vai prestar, de outras também para ter noção do campo profissional e dos futuros profissionais
3- Para cada duas universidades públicas, preste para uma particular
E boa sorte para todos meus amigos vestibulandos.

Um comentário: